Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Asma brônquica

A asma é um problema que afecta cerca de 300 milhões de pessoas ao nível mundial, tendo vindo a aumentar em certos países. Em Portugal estima-se que cerca dum 9% das crianças entre 6-7 anos e um 12% dos adolescentes entre 13-14 anos tem asma, afectando um 5-8% da população maior de 18 anos. Por outro lado, a taxa de mortalidade nestes doentes é de 2,5 casos por cada 100.000 asmáticos (GINA 2006).

O que é?
A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas caracterizada pela aparição de episódios recorrentes de sibilância, falta de ar, aperto torácico e tosse de aparição sobre tudo durante a noite e/ou madrugada.

Porque?
Estes sintomas são devidos à obstrução generalizada e variável das vias aéreas (brônquios) e que caracteristicamente é reversível de maneira espontânea ou com tratamento, o que a diferença de outras doenças frequentes, como é o caso da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), principalmente da bronquite crónica.
Esta inflamação também causa um aumento associado da resposta das vias aéreas a diversos estímulos e que se conhece com o nome de hiperreactividade brônquica.

Existem vários factores de risco para o desenvolvimento da asma, destacando os seguintes:
• Factores genéticos:
o Tabagismo materno, tipo de alimentação durante a gravidez, parto por cesariana, escasso tempo de aleitamento materno (inferior a três meses).
o Antecedentes de asma e outras doenças alérgicas (atopia) nos pais.
• Sexo masculino.
• Obesidade.
• Factores ambientais
o Poluição (sobre tudo por partículas diesel)
o Infecções virais (sobre tudo o VRS na infância)
o Fumo do tabaco.

O meu filho tem pieira. Será que pode ser asmático? Que evolução tem? Se estou grávida e sou asmática, o que me pode acontecer a mim e ao meu filho? Como se trata a asma?
Em posteriores posts tentaremos responder a estas e outras perguntas, dedicando-nos a tratar do tratamento e dos diferentes tipos de asma, salientando a asma na criança e na gravidez.
Esperamos por vocês e pelos vossos comentários!!

2 comentários:

  1. Hola,

    Acabo de dar la farmacología el aparato respiratorio a mis alumnos y les he hablado de asma y EPOC, cómo diferenciarlas y los factores de riesgo. Les pondré la información que has colgado en el blog porque me han preguntado sobre cosas que explicas aquí.

    Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Óscar. Espero colgar en las próximas semanas los tipos y tratamientos del asma.

      Excluir