Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia mundial da asma 2015: "Pode controlar a sua asma"

 


O Dia Mundial da Asma é um evento anual organizado pelo “Global Initiative for Asthma” (GINA) ao qual a SPAIC se associa e que tem por objetivo melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma em todo o mundo.

O Dia Mundial da Asma 2015 realiza-se no dia 5 de Maio e o tema desta edição é: “Pode Controlar a Sua Asma”.

Estima-se que em Portugal a asma afete cerca de 700 mil residentes (6,8% da população), mas apenas 57% dos asmáticos têm a sua doença controlada. Cada 9 em 10 doentes com asma não controlada tem perceção errada do estado de controlo da sua doença, o que pode dificultar a procura de melhor tratamento e controlo. Uma das consequências do mau controlo pode ser as agudizações graves de asma com necessidade de internamento.

Em Portugal o número de internamentos por asma tem vindo a diminuir mas mantem-se elevados nas crianças. Dados do Inquérito Nacional sobre Asma publicados já este ano na revista Archives of Disease in Childhood indicam que 1 em cada 3 crianças com asma foram internadas por asma pelo menos uma vez.

A asma é uma doença crónica frequente e potencialmente grave, que afeta crianças e adultos, não tem cura mas pode ser controlada. A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

O objetivo do tratamento é o controlo da asma que pode se atingido na maioria dos doentes com uma gestão adequada da doença. Atualmente considera-se que o controlo da asma envolve duas vertentes:ncontrolo de sintomas e risco futuro.

A asma está controlada quando não há sintomas diurnos (ou sintomas mínimos), ausência de sintomas noturnos, sem limitação da atividade, sem necessidade de medicação de alívio (ou medicação mínima), sem crises ou exacerbações (ou raramente) e uma função pulmonar normal (ou próxima do normal). A avaliação do risco futuro inclui história de crises graves, exposição a fumo de tabaco, má adesão à terapêutica e efeitos secundários da medicação.

O tratamento da asma compreende dois tipos de medicamentos: a medicação de controlo (especialmente anti-inflamatórios – corticosteróides inalados) que deve ser tomada diariamente para prevenir o aparecimento dos sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises; e a medicação de alívio (broncodilatadores de ação rápida) para tratamento das crises ou exacerbações com rápido alívio dos sintomas.

Mais informação em www.spaic.pt e www.ginasthma.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário