Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Inaladores

Entre os tratamentos da asma, para alem dum amplo leque de medicamentos, figuram em lugar privilegiado os inaladores, de uso "obrigatório" em todos os tipos de asma. Infelizmente nem sempre são bem utilizados (clicar na imagem):

Esta imagem caricata é por vezes mais frequente do que deveria. Quem é o culpado desta situação? Penso que todos temos a nossa parte de culpa:
  • Os médicos, porque não dedicamos o tempo necessário (porque às vezes não o temos) para explicar ao doente o correcto funcionamento das "bombas".
  • Os farmacêuticos, já que em ocasiões são os médicos quem delegam neles "a trabalheira" de explicar ao paciente a utilização destes dispositivos. Lamentavelmente não é raro que estes profissionais não saibam correctamente o modo de funcionamento deles, pois nunca foi-lhes explicado.
  • Alguns pacientes não prestam a devida atenção às explicações dos profissionais de saúde ou bem nalgumas ocasiões por um "sentimento de vergonha" referem conhecer o "aparelho" sem nunca o ter visto previamente.
Em qualquer caso, se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao seu médico o correcto funcionamento do inalador, pois ele está para o ajudar. Da mesma maneira, não se sinta ofendido se o seu médico lhe solicita que faça uma demonstração da utilização da sua "bomba", pois com o tempo, não é raro que apareçam certas incorrecções na utilização, fruto da pressa ou da rotina diária, sendo a avaliação periódica a única maneira de ver se a sua técnica é ou não a correcta.

É de ressaltar que uma inadequada técnica, pode fazer que o tratamento seja ineficaz, acarretando um mal controlo da doença, com os importantes riscos de saúde que podem aparecer, assim uma importante despesa desnecessária em medicamentos.

Já agora...
Identificou o seu inalador?
Faz uma técnica correcta? (clicar em cada imagem)
Bons treinos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário