Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pólenes em Castelo Branco 2-8 de Maio




Olá!!

Como já vem sendo habitual, mostramos mais em baixo a concentração polínica recolhida pelo nosso captador durante a semana do 2 até o 8 de Maio.

Como dado de maior importância, destacam a elevadíssima concentração de pólenes de Quercus (azinheira e carvalho), Pinus (pinheiro), e moderados de Rumex e Parietaria. Mantém-se a descida das Cupressaeae (ciprestes) e o início das gramíneas, com o tímido início da oliveira: a nossa árvore mediterrânica por excelência (e tão amiga dos alergologistas...). Os dias de maior concentração polínica coincidiram com aqueles em que a chuva parou (2 e 8 de Maio).

Em conclusão amigos: mantenham-se alerta, embora agora com o re-início das chuvas parece que vamos ter mais uma trégua nos sintomas.

Já agora, a predição do Boletim Polínico para a nossa Região do 17-24 de Maio é:

"Na Beira Interior e região de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis moderados a elevados, com predomínio dos pólenes de carvalho, oliveira e ervas gramíneas, azeda e tanchagem, sendo esperadas concentrações moderadas a elevadas para o pólen de carvalho, baixas a moderadas para os pólenes de oliveira e gramíneas, e baixas concentrações para os outros pólenes."

Nota: código de cores segundo as concentrações relativas dos pólenes: em amarelo níveis baixos, verde: moderado-baixo, cor de laranja: moderado alto, vermelho: alto


Nenhum comentário:

Postar um comentário