Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

São Valentim: Dia dos Namorados...



Apesar de que o Dia dos Namorados foi ontem, com certeza que algumas mulheres, durante este dia tão especial receberam algumas prendas pelos seus namorados. Entre os presentes mais frequentemente oferecido, figuram as flores (que lindos ramos!!), jantares à luz das velas (pois a Troika já não nos permite acender os candeeiros), poemas de amor e para as mais afortunadas (não só no namorado, se não também na conta bancária), também  alguma jóia ( colares, brincos, anéis). 

Mas… não é certo que alguns dias mais tarde essa jóia começa a dar alguns problemas?? : vermelhidão, no início ligeira e passageira, para em alguns casos passar para uma inflamação grave com formação de bolhas diminutas que provocam comichão intensa (vesículas). Ao princípio as lesões limitam-se à zona de contacto, podendo espalhar-se posteriormente. A zona afectada pode ser muito reduzida (por exemplo, os lóbulos das orelhas, se os brincos provocarem dermatite) ou então pode abranger uma grande superfície do corpo (por exemplo, se a dermatite for provocada por uma loção para o corpo).
Esta desagradável experiência é o que se conhece como Dermatite de Contacto que é uma inflamação causada pelo contacto com uma determinada substância.

As substâncias que provocam dermatites de contacto podem causar a inflamação da pele por um de dois mecanismos: irritação (dermatite irritativa) ou reacção alérgica (dermatite alérgica). Até os sabões suaves, os detergentes e certos metais podem irritar a pele depois de um contacto frequente. Por vezes, uma exposição repetida, inclusivamente à água, pode secar e irritar a pele. Os irritantes fortes, como os ácidos, os álcalis (como os tira-nódoas) e alguns solventes orgânicos (como a acetona, utilizada para remover o verniz das unhas) podem provocar alterações na pele em questão de minutos. 

Cerca de 10 % das mulheres são alérgicas ao níquel, a causa mais frequente de dermatite provocada por jóias, nomeadamente aquelas conhecidas como “de fantasia”. Por vezes, este metal faz parte da composição da aleação metálica outro tipo de jóias, consideradas “das boas”, embora exista certo fraude nesta distinção (às vezes não do vendedor, senão da pessoa que as está a oferecer, neste caso o namorado/a). 

Quando se suprime a substância que provoca a erupção, a vermelhidão costuma desaparecer em poucos dias. As bolhas podem exsudar e formar crostas, mas secam rapidamente. A descamação residual, a comichão e o espessamento temporário da pele podem durar dias ou semanas.

Nem sempre é fácil determinar a causa da dermatite de contacto, já que a maioria das pessoas não tem consciência de todas as substâncias que tocam na sua pele. A localização da erupção inicial é, frequentemente, um factor importante. 

O médico pode realizar um estudo de sensibilização através duma prova conhecida como “teste epicutâneo”, consistente na colocação de pequenos emplastros adesivos durante vários dias com substâncias que costumam causar dermatite, para comprovar se se verifica erupção debaixo de algum deles. O problema reside em que o médico deve decidir que substância testar, que quantidade aplicar de cada substância e quando se deverão fazer os testes. Além disso, os resultados da prova podem ser difíceis de interpretar. Os testes podem ser falsamente positivos ou negativos. 



A maioria das pessoas pode descobrir a origem da sua dermatite sem esta prova do adesivo, eliminando sistematicamente as causas possíveis. De qualquer forma, trata-se de uma prova que pode contribuir com dados importantes para identificar a causa. 

O único tratamento consiste em eliminar ou evitar o que esteja a causar a dermatite de contacto. Para prevenir a infecção e evitar a irritação, a pessoa afectada deverá limpar a área regularmente com água e sabão suave. Em alguns casos pode ser precisa a utilização corticosteróides em creme ou por via sistémica nas reações graves e extensas.

Em qualquer caso, a evicção do alergénio é primordial, assim que, como dizia a minha avó: “meninas/os: para namorado/as, todo/as servem, mas para maridos/esposas, escolham aquele/as com dinheirinho, pois só eles/elas poderão oferecer jóias das boas”
 
 Feliz São Valentim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário