Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Calor!!

E como parecia que este era o país da eterna primavera, já estávamos mesmo confiados, mas não: finalmente chegou, como sempre e de improviso o calor... e que calor!!! Os noticiários informam que iremos ter um forno atmosférico durante estes dias, pois não se esperam valores de temperatura inferiores aos 40-41º durante os próximos 5-6 dias, colocando ao distrito em alerta laranja durante estes dias: que horror!!!

Em previsão dos tão perigosos "golpes de calor", recomendamos aos nossos seguidores ingerirem água com regularidade, procurem abrigo do calor (desde que for possível), evitem a permanência ao sol durante as horas centrais do dia e porque não: desfrutem das piscinas, praias (fluviais e marítimas), tendo em conta que as alergias estão ai:

  • Cuidado com o sol!! pois:
    •  Alguns medicamentos podem produzir fotossensibilidade.
    • O Exantema Solar Polimorfo aparece durante os primeiros dias de praia em certas pessoas com pele sensível e relaciona-se diretamente com a radiação solar.
  • Alergias alimentares ao consumir alimentos crús (nomeadamente o peixe, no litoral sul da Espanha) ou saladas de frutas naquelas pessoas sensibilizadas ao látex ou frutas, pois costumam estar misturadas num recipiente comúm, e são retiradas quando os alérgicos solicitam "uma salada sem tal fruta", permanecendo os alergénios "perigosos" em quantidade suficiente para causar um reacção.
  • Atenção às picaduras do himenópteros (abelhas e vespas), tão comuns naqueles piqueniques no campo.
  • As residências de verão e hotéis frequentemente não estão bem arejados (e quando têm aparelhos de ar condicionado, os filtros  não costumam estar o suficientemente limpos ou o ar recircula constantemente), para além de estarem alcatifados, o que faz com que as concentrações de ácaros aumentem considerávelmente.
  • Frequentemente relaxamos a nossa atenção, baixamos a guarda e esquecemos de tomar os nossos medicamentos, mas, ai amigos: a doença continua!!!

Por tanto: continuem a manter os cuidados habituais... e paciência com o calor!!

A previsão do Boletim polínico para a Beira Interior e Alentejo para esta semana é: "Na Beira Interior e região de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, castanheiro, e ervas parietária e tanchagem, sendo esperadas concentrações moderadas a elevadas para o pólen de gramíneas, e baixas concentrações para os outros pólenes.
No Alentejo, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, erva parietária, castanheiro, erva tanchagem e oliveira, sendo esperadas concentrações moderadas a muito elevadas para o pólen de gramíneas, e baixas concentrações para os outros pólenes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário