Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dia Mundial da asma 2014




O Dia Mundial da Asma é um evento anual organizado pela inciativa GINA (“Global Initiative for Asthma”) da Organização Mundial de Saúde que tem por objetivo melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma em todo o mundo. 

O Dia Mundial da Asma 2014 realizou-se no dia 6 de Maio sendo o tema desta edição é: “O controlo da asma é possível”.

Estima-se que em Portugal a asma afete cerca de 700 mil residentes (6,9% da população), mas apenas 57% dos asmáticos têm a sua doença controlada. A asma é uma das doenças crónicas mais comuns que afeta crianças e adultos e, quando não controlada, é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade por doença respiratória. A asma é uma doença sub-diagnosticada e subtratada que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, caracterizada por sintomas respiratórios recorrentes, como pieira, falta de ar (dispneia), opressão torácica e tosse. Vários fatores de risco podem agravar a inflamação das vias aéreas tornando-as hiperreactivas e desencadeando os sintomas de asma. Por exemplo, a rinite tem uma forte associação à asma e, num estudo recente em Portugal, observou-se que ter Rinite aumenta em cerca de 4 vezes o risco de ter asma
Entre os fatores desencadeantes da asma contam-se alergénios do meio ambiente (asma alérgica), algumas infeções (p.ex. víricas) e irritantes no ar inalado, como poluentes e tabaco.

A asma pode ter vários graus de gravidade (desde intermitente a persistente, ligeira a moderada ou grave), mas a sua gravidade não é uma característica fixa, alterando-se ao longo de meses ou anos. Só o controlo da doença e dos sintomas permite melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco futuro.

O objetivo do tratamento da asma é atingir e manter o controlo da doença ou seja, ausência de sintomas diurnos (ou sintomas mínimos), ausência de sintomas noturnos, sem limitação da atividade, sem necessidade de medicação de alívio (ou medicação mínima), sem crises ou exacerbações (ou raramente) e uma função pulmonar normal (ou próxima do normal). 

Para atingir o controlo da asma é necessário identificar e evitar os fatores desencadeantes, tomar a medicação corretamente, particularmente os inaladores (clicar aqui para conhecer o seu funcionamento) , reconhecer e saber como atuar perante os sinais de agravamento.

O tratamento da asma compreende dois tipos de medicamentos: a medicação de controlo (especialmente anti-inflamatórios – p.ex. corticosteróides inalados) que deve ser tomada diariamente para prevenir o aparecimento dos sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises e a medicação de alívio (broncodilatadores de ação rápida inalados) para tratamento das crises ou exacerbações com rápido alívio dos sintomas.

... E como já é habitual, a informação polínica para as nossas lindas (e esquecidas regiões) para a semana do 9 ao 15 de Maio é:   
  •  "Na Beira Interior, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores carvalhos e oliveira e das ervas gramíneas, azedas, urtigas e tanchagem. 
  • No Alentejo, os pólenes encontram-se em se níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores sobreiro, oliveira, azinheira e pinheiro e das ervas gramíneas, tanchagem, urtigas e azedas."
... Até a próxima semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário