Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

terça-feira, 24 de abril de 2012

Captador polínico Burkard

Há um ditado chinês que diz "cuidado com o que desejas, pois um dia poder tornar-se realidade". E não foi que neste caso, muito tempo depois foi o que assim aconteceu?
Para poder entender as observações anteriores, convém fazer uma pequena introdução:

Há muito, muito tempo, lá em Fevereiro de 2008 que no decurso duma reunião com uns colegas de Cáceres, surgiu a proposta para conhecer o tipo dos pólenes e a sua distribuição no tempo (calendário polínico) na nossa região, pois era notório o desconhecimento total deles aos dois lados da fronteira, já que na Extremadura Espanhola apenas contavam com uma informação muito escassa, baseada num único captador, para além de alguns dados que eram extrapolados desde outras regiões. Na Beira Baixa, apenas existia a informação dos centros de Coimbra (com um clima claramente diferente) e de Évora (mais parecido ao nosso, embora com maior quantidade de quercus e olea).

Com grande esperança e júbilo, a proposta foi enviada aos responsáveis, mas provavelmente acabou na "gaveta dos assuntos esquecidos". Não foi assim no lado espanhol, pois há três captadores novos desde aquela altura (assimetrias raianas...).

Outro ditado popular (desta vez, galego) diz "quem não chora não mama" e quem conhece esta terra, sabem que os Beirões (embora de adopção) são persistentes, assim que em 2010 foi retomada a ideia, desta vez em conjunto com a UBI, o CH Cova da Beira e a Escola Superior Agrária, sendo enviado um protocolo de actuação à SPAIC ficando em suspenso durante muito, muito tempo... tanto, que até pensamos que estava a fazer companhia à proposta de 2008!!

Mas, queridos meninos, sabem que algumas histórias acabam bem, como é o caso desta: a espera continuou e continuou... até que um dia de frio, a finais de 2011, o responsável da Rede Portuguesa de Aerobiologia apareceu em Castelo Branco para decidir se a nossa cidade era ou não candidata para "acolher" o captador que lá na Capital decidiram colocar nesta terra raiana, e... voilà, o milagre fez-se realidade! há duas semanas o "nosso menino" chegou: é um captador tipo Hirst da casa Burkard instalado no telhado do Hospital e enviará a sua primeira leitura amanhã 25 de Abril, dia importante como poucos, sendo pública no Boletim Polínico na próxima semana.

Com esta nova ferramenta esperamos dar uma maior ajuda aos alérgicos ao pólenes da região, assim como colaborar na medida do possível com a ESA para futuros projectos de investigação.

Estejam atentos às informações do "nosso menino"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário