Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A primavera o sangue altera




Com bem expressa  o título do post de hoje, parece que este tempo sempre cambiante, ora está frio, ora calor, ora cai chuva, ora cai neve (como hoje...) acaba por alterar o nosso comportamento, e não digamos a nossa atitude perante os sintomas da "nossa" alergia que já há tanto tempo conhecemos e convivemos com ela.

É por esta razão e devido a que nos últimos dois anos a quantidade de pólen circulante no ar foi escassa (mesmo por baixo da média histórica correspondente), que as pessoas alérgicas não começaram a fazer os seus tratamentos, ou bem infraconsideraram os seus sintomas, ou bem não seguiram os conselhos do seu Médico Especialista (clicar aqui), ou simplesmente por preguiça (porque sempre há de tudo nesta vida), que acabaram por entupir as consultas de maneira desnecessária, com o conseguinte trastorno organizativo para o Serviço e o sofrimento sintomatológico para o doente.


Por evitar esta desagradável situação, não esqueça os seguintes conselhos:
  • Cumpra as recomendações do seu especialista.
  • Considere que as consultas marcadas, mesmo fora da estação são necessárias para avaliar os tratamentos prévios e ajustar a medicação para a próxima época polínica.
  • Se mesmo assim, não consegue controlar os seus sintomas, solicite consulta com o seu Médico de Família, pois ele será a pessoa que melhor e mais eficientemente saberá controlar esse episódio agudo, dada a sua melhor acessibilidade e proximidade ao doente.
  • Reserve a assistência aos Serviços de Urgência para os casos mais graves (crises de asma, p.ex.), pois em caso contrário pode bloqueiar estes serviços com o conseguinte prejuíço não só para si, se não para outras pessoas que realmente precisem de atenção médica urgente.
  • Em determinados casos, uma chamada telefónica ao seu especialista pode ser de grande ajuda (sempre que não o impeça desenvolver o seu trabalho, já sobrecarregado nestas alturas).
  • Só em último caso deverá "aparecer à porta da consulta do especialista" para explicar o seu grave problema, mas deve considerar que só será atendido de maneira fugaz no final da consulta e apenas se houver tempo para o atender, o que podera trazer como consequência uma avaliação incompleta, de má qualidade e nem sempre bem orientada.
  • Seja previsor: se em anos anteriores já sofreu de sintomas alérgicos, antecipe-se e marque a sua consulta antes da estação mais crítica para si.
 


E como não podia deixar de ser, lá vai a informação do Boletim Polínico referente à nossa Região: 

"Na Beira Interior e região de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de carvalho, oliveira, gramíneas e ervas azeda, tanchagem e parietária, sendo esperadas concentrações muito elevadas para os pólenes de carvalho, oliveira, gramíneas e azeda, moderadas para o pólen de tanchagem, e baixas concentrações para os outros pólenes."

Até breve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário