Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Semana Mundial da Alergia

 

A Semana Mundial da Alergia 2014 irá dedicar-se à educação e prevenção da anafilaxia.
A Organização Mundial de Alergia sublinha a importância de planos de ação específicos para a prevenção de anafilaxia:
Milwaukee РA Organiza̤̣o Mundial de Alergia (WAO) juntamente com as 95 Sociedades nacionais que a integram, iṛo organizar a Semana Mundial da Alergia de 7 a 13 de Abril.
O tema desta edição será “Anafilaxia – Quando a Alergia É Grave ou Fatal” e chamará a atenção para a necessidade de mais educação, preparação e disponibilização de recursos para o tratamento e prevenção da anafilaxia.

A anafilaxia é uma reação alérgica grave com início súbito, minutos ou poucas horas após contacto com um alimento, medicamento ou picada de inseto. A reação afeta mais que um sistema orgânico.
Os sintomas, que diferem de um episódio para outro, podem incluir alterações da pele, problemas respiratórios, cardiovasculares ou abdominais ou outros sintomas generalizados. Se não for tratada adequadamente, a anafilaxia pode conduzir à morte.

De acordo com Lanny Rosenwasser, Presidente da WAO, a morte por anafilaxia pode ser prevenida: “Tal como noutros procedimentos de emergência, é crítico saber como atuar quando a anafilaxia ocorre. Todos devem conhecer os sintomas possíveis, de que forma posicionar a vítima e como administrar adrenalina. Quaisquer indivíduos com alergia devem consultar o seu imunoalergologista acerca do possível risco de anafilaxia e criar um plano de atuação para o caso de esta ocorrer, incluindo educação sobre como administrar adrenalina autoinjectável.

Doentes em risco de anafilaxia grave ou fatal, devido a asma, doença coronária ou problemas de tensão arterial devem falar com o seu médico acerca dos desencadeantes possíveis, assim como fazer alterações no seu estilo de vida para prevenir um episódio de anafilaxia.”
A WAO compilou uma lista de ligações online para as organizações nacionais que divulgam informações acerca desta doença, assim como recursos online dirigidos a profissionais de saúde em www.worldallergyweek.com.

“Para aumentar a divulgação de informações durante a Semana Mundial de Alergia 2014, diversas Sociedades nacionais membros da WAO irão organizar eventos locais dedicados a esta temática.
Todos os que tiverem interesse em saber mais acerca de anafilaxia podem participar, contactando as suas Sociedades nacionais” (p.ex. a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica - SPAIC em www.spaic.pt), disse o Professor Doutor Motohiro Ebisawa, presidente do comité de comunicação da WAO.

A WAO irá continuamente afixar atividades e recursos relativos à anafilaxiano seu site dedicado à Semana Mundial a Alergia em www.worldallergyweek.com.

Quanto à informação do Boletim polínico para as regiões da Beira Interior e Alentejo para os próximos dias é: 

 "Na Beira Interior, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das arvores carvalhos, pinheiro, cipreste e das ervas utigas, azedas e gramíneas.
No Alentejo, os pólenes encontram-se em se níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores azinheira, pinheiro e sobreiro e das ervas urtigas, azedas e gramíneas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário